Artigo Produção Nacional

AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS NO ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DE TÉCNICAS DE DOBRADURA E OUTRAS ATIVIDADES LÚDICAS

2017; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português

10.3387/rpem.v6i11.1499

ISSN

2238-5800

Autores

Tereza Cristina dos Santos Paixão, Adjane de Costa Tourinho e Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar o desenvolvimento de uma sequencia didatica elaborada e voltada para o ensino de geometria, por meio de tecnicas de dobraduras e outras atividades ludicas, verificando as suas contribuicoes para a evolucao conceitual e de habilidades motoras dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 3o ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual, localizada no municipio de Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe. Trata-se de uma pesquisa qualitativa sobre a propria pratica. Modalidade definida por Joao Paulo da Ponte como pesquisa sobre a propria pratica (PPP). Nessa perspectiva, a pesquisadora atuava como professora da turma investigada. O foco analitico, tendo-se em vista uma perspectiva sociocultural de educacao, voltou-se, principalmente, para as interacoes discursivas configuradas no cotidiano da sala de aula, as quais foram analisadas com base nas teorias de Vygotsky e Bakhtin, bem como em algumas categorias analiticas propostas por Mortimer e Scott. Os dados foram obtidos e tratados com inspiracao na etnografia interacional. Por meio de filmagens e anotacoes de campo, as acoes da professora e dos alunos foram registradas. Cada aula da sequencia didatica, registrada em video, foi mapeada em episodios, os quais foram submetidos a analise, sendo que os mais representativos foram transcritos, tendo sua analise aprofundada. Os resultados obtidos indicam que as interacoes guiadas e fomentadas pela professora em sala de aula, bem como as ferramentas mediadoras por ela utilizadas favoreceram o desenvolvimento e a aprendizagem do conteudo matematico explorado, contribuiram para a evolucao das habilidades motoras dos alunos, possibilitaram o dialogo com Arte e a formacao dos conceitos basicos de geometria.

Referência(s)