
A MULHER NA CANÇÃO DE CHICO BUARQUE: da doméstica a independente
2017; UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5892/ruvrd.v15i2.4285
ISSN2236-5362
AutoresTaciana Ribeiro Rios de Abreu, Luciano Marcos Dias Cavalcanti,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo pretende examinar a representação da mulher em algumas letras de Chico Buarque de Hollanda, um dos maiores nomes de nossa música popular. Para tanto, refletiremos sobre a construção de suas personagens femininas inseridas em contexto sociocultural patriarcal de nossa sociedade, que deu ao homem poder no espaço privado, como chefe da família, e no público. Nesse sentido, muitas das canções de Chico, que destacam as mulheres, revelam que estas, subjugadas pela dominação masculina, não expressam sua voz e suas escolhas, sonhos e desejos, como vemos nas canções como “Cotidiano", "Folhetim" e "Mulheres de Atenas". Em paralelo a essa representação do feminino, Chico constrói também personagens femininas que assumem o controle de suas vidas, que fazem suas escolhas e rompem com a cultura patriarcal dominante, como ocorre nas canções "Mil perdões", "Madalena", Teresinha".
Referência(s)