Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ENSINO DE ASTRONOMIA: O PROBLEMA DA ÓRBITA DA TERRA

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português

10.4025/arqmudi.v21i3.40951

ISSN

1980-959X

Autores

I Sipec,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O ensino de astronomia no ensino fundamental reflete diretamente nas concepções científicas dos alunosque vão para o ensino médio. Nesse sentido, este trabalho objetivou verificar as concepções dos alunosdo ensino médio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão, queparticiparam da 19ª Olimpíada Brasileira de astronomia (OBA) no ano de 2016, sobre a órbita descritapela Terra ao redor do Sol. Este trabalho possui caráter qualitativo, com uma análise do tipo descritiva.Para a coleta de dados utilizou-se uma questão da OBA que discutia o assunto de interesse. Nossosresultados evidenciam que menos de 6% da amostra investigada apresentam uma concepção científicasobre a órbita da Terra.

Referência(s)
Altmetric
PlumX