
ENSINO DE ASTRONOMIA: O PROBLEMA DA ÓRBITA DA TERRA
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português
10.4025/arqmudi.v21i3.40951
ISSN1980-959X
Autores Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO ensino de astronomia no ensino fundamental reflete diretamente nas concepções científicas dos alunosque vão para o ensino médio. Nesse sentido, este trabalho objetivou verificar as concepções dos alunosdo ensino médio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão, queparticiparam da 19ª Olimpíada Brasileira de astronomia (OBA) no ano de 2016, sobre a órbita descritapela Terra ao redor do Sol. Este trabalho possui caráter qualitativo, com uma análise do tipo descritiva.Para a coleta de dados utilizou-se uma questão da OBA que discutia o assunto de interesse. Nossosresultados evidenciam que menos de 6% da amostra investigada apresentam uma concepção científicasobre a órbita da Terra.
Referência(s)