Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Educação de Surdos: Formação de Professores na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

2017; Persona Institute of Higher Education; Volume: 11; Issue: 38 Linguagem: Português

10.14295/idonline.v11i38.892

ISSN

1981-1179

Autores

Andrea Silva Araújo, Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Aline Cássia Silva Araújo,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar, descrever e analisar os artigos científicos relacionados a importância da educação de surdos na formação de professores. Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados de revistas científicas, notas técnicas e monografias, dissertações e teses, em Programas de Graduação em Pedagogia e Pós-Graduação em Letras/Libras, com embase temporal entre 1999 a 2017. Após a investigação da revisão de literatura e leitura do conteúdo, conclui-se que a educação para os surdos foi conquistada com muita luta, principalmente no que se refere ao preconceito, pois, durante muito tempo, os surdos eram considerados pessoas doentes e motivadores de vergonha dentro da familia e da sociedade, com isso, eram comuns encontrar um surdo abandonado. Destaca-se como a primeira escola de surdos, fundada no Brasil, o “Imperial Instituto dos Surdos-Mudos”, atualmente, “Instituto Nacional de Educação de Surdos” – INES. Além dessa conquista, destaca-se também, como um marco para educação de surdos, a criação da Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002, que estabelece o reconhecimento da LIBRAS como a língua oficial utilizada pelas comunidades Surdas. Dessa forma, a formação de professores em libras é fundamental para atingir o objetivo da lei. Contudo, ainda é necessário que seja aprimorado o ensino de professores em libras, que apesar de existir 55 cursos de graduação e 375 de pós-graduação, são considerados poucos, devido a enorme demanda.

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