
AS CRIANÇAS DO CAMPO E SUAS VIVÊNCIAS: O QUE MOSTRAM SUAS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS
2017; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 37; Issue: 103 Linguagem: Português
10.1590/cc0101-32622017176065
ISSN1678-7110
AutoresCarmem Virgínia Moraes da Silva, Liana Gonçalves Pontes Sodré,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoRESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo analisar, a partir do brincar, elementos que podem contribuir para a observação da vivência das crianças do campo. Participou da pesquisa uma turma com oito crianças da Educação Infantil do Campo de uma escola no município de Vitória da Conquista, Bahia. Como procedimentos de investigação, foram empregados observação direta, com registros fotográficos, e rodas de conversa. O material produzido pelas crianças nas rodas de conversa (a partir das fotos) permitiu identificar significados e alguns sentidos do contexto das crianças, tais como a integração com elementos da natureza e com animais, assim como uma vivência com elementos específicos do seu cotidiano doméstico, como a lenha, a espingarda e os meios de transporte da região. As discussões apontam que a escola não oferece o contato com elementos da natureza que fazem parte do meio rural em que as crianças vivem.
Referência(s)