Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Constelação Familiar Sistêmica como uma Ferramenta Pedagógica e de Mediação entre Família e Escola

2017; University of A Coruña; Linguagem: Português

10.17979/reipe.2017.0.05.2851

ISSN

2386-7418

Autores

Elizabete Távora Francelino, Fabiana Lima Abreu, Gesilane Domingos Sousa, Jorge Fernandes Barbara, Maria Lourdes Benevides Magalhães, Maria Jose Marques Lima, Maria Flavia Coelho Albuquerque, Maria Aparecida Medeiros Medeiros,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo relata a experiência terapêutica de Constelação Familiar ou Sistêmica em uma Escola de Ensino Fundamental e Médio, da rede pública, em Fortaleza-CE, Brasil. O projeto de Constelação Familiar nesta escola surgiu da grande demanda de apoio aos estudantes com dificuldades de aprendizagem e comportamento, percebida pela equipe técnica. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa foram realizados, utilizando como técnicas a terapia de constelação familiar, análise de entrevistas com os alunos, pais e professores, e observação do comportamento dos estudantes que participaram das constelações familiares, dentro da rotina escolar.

Referência(s)