Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

POLÍTICAS E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS DA CIDADE DO ASSÚ/RN (1829-1908)

2017; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 11; Issue: 20 Linguagem: Português

10.19177/prppge.v11e202017232-248

ISSN

2179-2534

Autores

Gilson Lopes da Silva, Marlúcia Menezes de Paiva,

Tópico(s)

History of Colonial Brazil

Resumo

Neste artigo analisamos os métodos e políticas de alfabetização instituídos na consolidação das Escolas de Primeiras Letras na cidade do Assú/RN. Esse modelo educacional foi criado a partir da Lei de 15 de outubro de 1827, instituindo escolas de ensino primário nas cidades, vilas e povoados do recém criado Império brasileiro. A implantação das escolas na cidade ocorreu em 1829, quando era chamada de Vila Nova da Princesa e desenvolvia importantes atividades econômicas no interior do estado. Como principais métodos e características das escolas do período imperial, destacamos o funcionamento nas residências dos próprios professores ou em outros lugares adaptados, sendo os mestres também considerados o centro do processo educativo. As políticas aplicadas nas Escolas de Primeiras Letras apontam diversos entraves na sua consolidação, salários de professores estipulados de forma discriminatória e um perfil excludente no público atendido.

Referência(s)