Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Atividades de educação ambiental no Projeto Rondon: uma estratégia multiplicadora de transformação

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 14; Issue: 26 Linguagem: Português

10.5007/1807-0221.2017v14n26p45

ISSN

1807-0221

Autores

M. Olivia MATOS OLIVEIRA, Adrielly Romão de Oliveira, Marielli Roberta Spohr Zielinski, Deyse da Silva Custódio, Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A proposta realizada para o “portal Amazônia”, por meio do projeto Rondon, foi constituída de oficinas expositivas no período de 27 de janeiro a 09 de fevereiro de 2014. As ações foram implementadas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), que atuou por meio de um professor e três acadêmicas da área de Engenharia Sanitária e Ambiental. Este artigo consta o relato das experiências vivenciadas no município de Tocantinópolis – TO/Brasil, através da extensão acadêmica com contexto que traz aplicação acadêmica e prática do conhecimento, acrescentando novos valores humanos e visando a melhoria das condições de vida e a capacitação de multiplicadores. A ação teve como resultados a interação da comunidade onde foram aplicadas atividades, tanto para os jovens estudantes da cidade, quanto para os pequenos indígenas, firmando o compromisso do projeto, na perspectiva de uma juventude sustentável, promovendo dessa forma melhoria na formação dos acadêmicos e favorece o exercício do compromisso social. Interações como as que ocorrem durante o Projeto Rondon fazem com que cada rondonista reflita sobre sua formação não apenas enquanto profissional, mas certamente como cidadão.

Referência(s)