
Desafios na utilização de estratégias para aprendizagem ativa com estudantes em uma escola pública
2017; Volume: 11; Issue: 12 Linguagem: Espanhol
10.5205/1981-8963-v11i12a230181p4866-4874-2017
ISSN1981-8963
AutoresÂngela Urio, Fabiana Brum Haag, Angélica Zanettini, Cláudio Claudino da Silva Filho, Vanilla Eloá Franscechi, Jeane Barros de Souza,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoRESUMO Objetivo: compreender o desenvolvimento de "novas" estratégias didático-pedagógicas de ensino e sua relação no cotidiano escolar. Método: estudo qualitativo, respaldado em Paulo Freire, com 21 estudantes de uma escola pública com idade entre 10-17 anos. A coleta dos dados foi realizada através da estratégia Snow Ball e a análise foi desenvolvida pela proposta operativa de Minayo, caracterizada por dois momentos: fundamentações do estudo e fatos empíricos. Resultados: estudantes utilizam a internet como complemento dos estudos; Com relação às educações em saúde, alguns entenderam o real sentido da prevenção e promoção da saúde, outros entenderam como punitivas; Evidenciou-se insuficiente domínio dos professores sobre a turma e escassa abordagem em saúde, as metodologias ativas de aprendizagem foram percebidas como lúdicas. Conclusão: o uso das tecnologias como coadjuvante do tema saúde na escola não é utilizado pelos estudantes de forma adequada; o entendimento das ações é ambíguo, sendo útil para alguns e irrelevante para outros. Descritores: Educação em Saúde; Estudantes; Aprendizagem Ativa. ABSTRACTObjective: to understand the development of "new" didactic-pedagogical strategies and their relation in the school routine. Method: a qualitative study supported by Paulo Freire’s assumptions, with 21 students from a public school, aged 10-17 years. Data collection was performed through the Snow Ball strategy and the analysis was developed by Minayo's operational proposal, characterized by two moments: study fundamentals and empirical facts. Results: students use the internet as a complement to their education. Regarding health education, some understood the real feeling of health prevention and promotion, while others understood it as a punitive action. It was evidenced insufficient mastery of the teachers on the group and scarce approach in health; the active learning methodologies were perceived as playful. Conclusion: the use of technologies as an adjunct to the health theme in the school environment is not used by students adequately. The understanding of actions is ambiguous, being useful to some and irrelevant to others. Descriptors: Health Education; Students; Active Learning.RESUMENObjetivo: comprender el desarrollo de "nuevas" estrategias didáctico-pedagógicas de enseñanza y su relación en el cotidiano escolar. Método: estudio cualitativo, respaldado en Paulo Freire, con 21 estudiantes de una escuela pública con edad entre 10-17 años. La recolección de los datos fue realizada a través de la estrategia Snow Ball y el análisis fue desarrollado por la propuesta operativa de Minayo, caracterizada por dos momentos: fundamentaciones del estudio y hechos empíricos. Resultados: estudiantes utilizan internet como complemento de los estudios; Con relación a las educaciones en salud, algunos entendieron el real sentido de la prevención y promoción de la salud, otros entendieron como punitivas; Se evidenció insuficiente dominio de los profesores sobre el grupo y escaso enfoque en salud, las metodologías activas de aprendizaje fueron percibidas como lúdicas. Conclusión: el uso de las tecnologías como coadyuvante del tema salud en la escuela no es utilizado por los estudiantes de forma adecuada; el entendimiento de las acciones es ambiguo, siendo útil para algunos e irrelevante para otros. Descriptores: Educación para la Salud; Estudiantes; Aprendizaje Activo.
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