AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE PONTES COM TABULEIROS DE DUPLA AÇÃO MISTA SUBMETIDA AO TRÁFEGO DE TRENS DE ALTA VELOCIDADE
2017; Linguagem: Português
10.20906/cps/cilamce2017-0446
ISSN2178-4949
AutoresMarco Antônio, Hermes Carvalho, Ana Lydia Reis de Castro e Silva,
Tópico(s)Structural Load-Bearing Analysis
ResumoO presente trabalho relata o estudo sobre o comportamento estatico e dinâmico de uma ponte ferroviaria em linha de alta velocidade (L.A.V.), bem como a sua verificacao quanto aos criterios de seguranca. A ponte em estudo, denominada La Scarpe, esta inserida na L.A.V. francesa TGV Nord e e composta por um tabuleiro misto de aco-concreto com tipologia estrutural de uma viga continua com 333 metros de extensao. No atual trabalho e avaliada a modificacao da superestrutura da ponte, atraves da adicao de uma laje inferior de concreto na regiao do momento fletor negativo entre os pontos de inflexao, transformando-o em uma estrutura conhecida como dupla acao mista. Assim, foram desenvolvidos modelos numericos tanto para o tabuleiro original quanto para o modificado, por meio do Metodo de Elementos Finitos (MEF). Optou-se por uma malha tridimensional simplificada composta por elementos de casca e de viga que representam fielmente o comportamento a torcao da ponte, desenvolvido no programa computacional ANSYS® v.12 (2009). A modelagem do tabuleiro original foi validada por meio de comparacoes com resultados numericos e experimentais disponiveis na literatura. Sendo assim, os resultados obtidos a partir dos modelos numericos com o tabuleiro original e com o tabuleiro modificado foram comparados a fim de identificar as vantagens e desvantagens decorrentes da utilizacao de tabuleiros mistos de aco-concreto com dupla acao mista. A adicao da laje inferior resultou no aumento dos valores das frequencias naturais dos modos de flexao e, principalmente, dos modos de torcao, acarretando na reducao dos niveis de deslocamento e aceleracao da estrutura quando solicitada pela passagem de trens de alta velocidade. Por fim, foram realizadas verificacoes de seguranca da estrutura do tabuleiro com dupla acao mista, conforme as prescricoes da norma europeia. Tal tabuleiro demonstrou ser uma boa solucao para pontes sujeitas a passagem de trens de alta velocidade, principalmente para estruturas mistas continuas, com solicitacoes que proporcionam momentos fletores negativos sobre o apoio e torcao do tabuleiro, podendo inclusive acarretar na reducao do custo do aco empregado na estrutura.
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