Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Os referenciais teóricos na pesquisa do PPGE-UFSCar: análise bibliométrica e epistemológica da produção científica do Doutorado na área de Fundamentos da Educação (1993-2007)

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14244/198271992445

ISSN

1982-7199

Autores

Márcio Luíz Gusmão Coelho,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Considering that the current complexity and amplitude of scientific production require the study of metascience, this article presents the bibliographical and epistemological results acquired from the analysis of the scientific production in the Doctoral at PPGE-UFSCar, in the field of Educational Fundaments, from 1993 to 2007, aiming to identify the epistemological paradigm that based the aforementioned research in education. The analysis of 55 theses proposed during the quoted period identified the presence of Marxist paradigms, phenomenological and “post modern trends”, with the predominance of the first one. The analysis also pointed out the most relevant works and authors, highlighting the assistance from respective advisors. Keywords : Educational research, Bibliographical analysis, Epistemological analysis. Resumo Considerando que a atual complexidade e amplitude da producao cientifica exigem estudos de metaciencia, este artigo apresenta o resultado da analise bibliometrica e epistemologica da producao cientifica do Doutorado do PPGE-UFSCar, na area de Fundamentos da Educacao, no periodo de 1993 a 2007, objetivando identificar os paradigmas epistemologicos que fundamentaram tal pesquisa em educacao. A analise de 55 teses defendidas no periodo permitiu identificar a presenca dos paradigmas marxista, fenomenologico e das “tendencias pos-modernas”, com predominância do primeiro, bem como apontar as principais obras e autores referenciais, destacando a atuacao dos orientadores. Palavras-chave : Pesquisa educacional, Analise bibliometrica, Analise epistemologica. References AMADEO, Javier. Mapeando o marxismo. In: BORON, Atilio A.; AMADEO, Javier; GONZALEZ, Sabrina (Orgs.). A teoria marxista hoje : problemas e perspectivas. SP: CLACSO/Expressao Popular, 2006. p. 51-97. ANDERSON, Perry. Consideracoes sobre o marxismo ocidental ; Nas trilhas do materialismo historico. Sao Paulo: Boitempo Editorial, 2004. BRASIL. Conselho Federal de Educacao. Parecer CFE no 977/65. 1965. In: Guido Ivan de Carvalho (selecao, organizacao e notas). Ensino superior : legislacao e jurisprudencia. SP: Ed. Revista dos Tribunais, v. III, 1975, p. 123-148. COELHO, Marcio; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Pos-graduacao no regime militar: zona franca de producao do conhecimento. Serie-Estudos – Periodico do Programa de Pos-Graduacao em Educacao da UCDB, Campo Grande-MS, n. 31, p. 193-213, jan./jun., 2011. COELHO, Marcio. Os referenciais teoricos da area de fundamentos da educacao do PPGE/UFSCar: um estudo epistemologico e bibliometrico da producao cientifica (1993 a 2007) . 2013. 473 fl. Tese (Doutorado em Educacao) - Universidade Federal de Sao Carlos, Sao Carlos-SP, 2013. GATTI, Bernardete. Implicacoes e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa , n. 113, p. 65-81, julho/2001. HABERMAS, Jungen. Conhecimento e interesse. In: BENJAMIN, Walter, et al. Textos escolhidos . SP: Abril Cultural, p. 301-312, 1980 (Colecao Os Pensadores). HOBSBAWM, E. Era dos extremos : o breve seculo XX (1914-1991). 2. ed. Sao Paulo: Companhia das Letras, 2009. KUENZER, Acacia Z.; MORAES, Maria Celia M. de. Temas e tramas na pos-graduacao em educacao. Educacao & Sociedade , vol. 26, n. 93, p. 1341-1362, set./dez. 2005. LIMA, Paulo Gomes. Tendencias paradigmaticas na pesquisa educacional . Sao Paulo: Amil, 2003. MARX, Karl. Introducao a Contribuicao a Critica da Economia Politica. In: ______ Contribuicao a Critica da Economia Politica . (Anexo). 2a ed. Sao Paulo: Expressao Popular, 2008. NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. Instituicoes escolares : por que e como pesquisar. Campinas-SP: Alinea, 2009. PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM EDUCACAO – UFSCAR. PPGE 30 anos : fazendo historia. Sao Carlos: Grafica e Editora Compacta, 2007. SANCHEZ GAMBOA, Silvio Ancizar. O giro ontologico: o resgate do real, independente da consciencia e da linguagem. In: CHAVES-GAMBOA, M.; SANCHEZ GAMBOA, S. (Orgs.) Teorias e pesquisas em educacao : o pos-modernismo. Maceio: EDUFAL, 2011. p. 63-88. SANCHEZ GAMBOA, Silvio Ancizar. Pesquisa em educacao : metodos e epistemologias. 2. ed. Chapeco-SC: Argos, 2012. SAVIANI, Dermeval; GOLDBERG, Maria Amelia. Universidade Federal de Sao Carlos: mais um programa de pos-graduacao em Educacao? Cadernos de Pesquisa . n. 16. Sao Paulo: Fundacao Carlos Chagas, 1976. p. 81-89. SILVA, Marcia Regina da; HAYASHI, Carlos Roberto Massao; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Analise bibliometrica e cientometrica: desafios para especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciencia da Informacao e Documentacao , Ribeirao Preto, v. 2, n. 1, p. 110-129, jan./jun. 2011. UFSCar. CECH - Centro de Educacao e Ciencias Humanas. PPGE - Programa de Pos-Graduacao em Educacao. Projeto de Doutorado em Educacao . Sao Carlos, 1990.

Referência(s)