
Democracia, educação e emancipação humana: desafios do atual momento brasileiro
2017; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/2175-353920170213000
ISSN2175-3539
Autores Tópico(s)Political Philosophy and Ethics
ResumoResumo Explicitando o significado do conceito de democracia em sua relação com a educação, este artigo aponta os paradoxos e as expectativas contraditórias diante da função de democratização atribuída à escola. Em seguida esclarece o significado de emancipação humana como exigência para a democratização real, momento em que discute a perspectiva teórico-filosófica que permite enfrentar os desafios da democratização da educação e encaminhar a efetivação da plena emancipação humana. No terceiro momento considera os desafios que essa problemática coloca para a democratização da educação na atual crise mundial em sua manifestação específica no contexto brasileiro. Por fim, à guisa de conclusão, aborda o posicionamento da psicologia educacional diante dos desafios a serem enfrentados.
Referência(s)