Artigo Revisado por pares

Apontamentos sobre as relações de sociabilidade e metafóricas da brincadeira de cavalo-marinho

2015; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1669-2721

Autores

Raquel Teixeira Dias,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa antropologica colocada em dialogo com a micro-historia. O universo estudado e a brincadeira e os brincadores do cavalo-marinho de Alianca, Zona da Mata Pernambucana. Minha analise baseia-se em documentacao historica de 1871 e em trabalho de campo. Na primeira parte analiso inquerito policial com negros escravizados, dos engenhos de cana de acucar da regiao, acusados de utilizar os brinquedos de cavalo-marinho e maracatu com fins de confabular insurreicoes contra seus senhores. Na segunda parte problematizo recursos da brincadeira como ironias, comicidade e metaforas com base em pesquisa etnografica com o brinquedo de Cavalomarinho Mestre Batista. Busco examinar as relacoes de sociabilidade dos brincadores e metaforicas do brinquedo . Tambem procuro ressaltar as historicas (e simbolicas) relacoes assimetricas estabelecidas na regiao, por meio da brincadeira de cavalo-marinho . Notes on the sociability and metaphorical relationships of the 'Seahorse Game' This article results from anthropological research in dialogue with micro-history. The universe researched is the “Seahorse game” ritual and its players in Alianca, Pernambuco. My analysis is based on historical documentation of 1871 and in fieldwork. In the first part I analyze the documentation on slaves in the sugarcane plantations of the region, accused of using the Seahorse and maracatu rituals for insurrection purposes. In the second part, I problematize the resources used in the Seahorse ritual, such as irony, humor and metaphors, based on ethnographic research with one of the members of the ritual, Mestre Batista. I examine the sociability relationships of the “players” and the metaphorical relationships of the “toy”. I also discuss the historical (and symbolic) asymmetrical relationships established in the region, through this ritual. Keywords: Seahorse, Game, Sugarcane workers, Sociability, Symbolism

Referência(s)