
Ferramentas de educação a distância utilizadas por profissionais de contabilidade visando a educação continuada
2017; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.29276/redapeci.2017.17.25490.144-160
ISSN2176-171X
AutoresWendy Beatriz Witt Haddad Carraro, Michelle Azevedo de Souza, Ariel Behr,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoPesquisas na área de educação profissional realizadas nos últimos tempos têm mostrado que a área de Contabilidade vem passando por importantes mudanças, as quais exigem que os profissionais contábeis estejam mais estimulados a buscar aprimoramento e atualizações através do uso de novas ferramentas tecnológicas da Educação a Distância (EAD). Diante deste contexto este estudo tem por objetivo identificar as ferramentas da EAD que são utilizadas para ampliação de conhecimento dos profissionais que atuam em área contábil. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório. Em relação aos procedimentos metodológicos, tendo-se como base as entidades de classe contábil e outros órgãos, a pesquisa está dividida em duas fases: a primeira foi a identificação das ferramentas tecnológicas disponíveis nos sites de entidades da classe contábil e outros órgãos; e a segunda, a aplicação de um questionário online junto a profissionais que atuam na área. Os resultados revelam que, apesar das entidades relacionadas à classe contábil oferecerem diversos recursos de apoio tecnológico para atualizar os profissionais, há baixa utilização dessas ferramentas. Conclui-se que os profissionais contábeis estão pouco utilizando as possibilidades de educação continuada que são ofertadas pelas organizações, entidades de classe contábil e outros órgãos.
Referência(s)