Gestão, currículo e ensino em análise: por uma escola pública justa e democrática
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14244/198271992392
ISSN1982-7199
AutoresEmilía Freitas de Lima, Celso Luiz Aparecido Conti, Renata Maria Moschen Nascente,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoIn this text, 12 dissertations and theses are analyzed. They were produced at the subareas Educational Politics/ Management, and Curriculum, which belong to the research line: School education: theories and practices - PPGE-UFSCar, produced within 2013-2017. This period followed the program restructuration in 2010. Ten dissertations and two theses referring to basic public schools were selected, being grouped in three themes: management, curriculum and teaching. Democracy and justice were pervasive topics in the twelve works. Democracy, recurrent issue in the school and system management productions, even due to legislation, have not been always taken into consideration, mainly regarding school specifics as an institution aimed at to carry out work intrinsically pedagogic. Thought as a cosmovision, democracy may not be understood separately from justice. This implies in conceive democracy at school not only from the formal/institutional angle, directed to the decision making process, its movement and places, following, in reduced scale, the representative democracy used to the political organization of society in general. Think and make democracy implies in living it, teaching it and learning it, in the curricular scope, which involves entering the school culture terrain, and school specific culture, as so to advance beyond administrative/managerial aspects. Key words : Public schools, Curriculum, Democracy, Justice. Resumo Neste texto analisam-se as dissertacoes e teses produzidas nos eixos Politica e gestao da educacao e Curriculo, da linha Educacao escolar: teorias e praticas, do PPGE-UFSCar, defendidas no periodo de 2013 a 2017, a partir da reestruturacao do programa ocorrida em 2010. Foram selecionadas 10 dissertacoes e as duas teses referentes a escola basica publica que, neste artigo, foram agrupadas em tres tematicas: gestao, curriculo e ensino. A democracia e a justica foram temas que perpassaram os 12 trabalhos analisados. A democracia, tema recorrente nas producoes acerca da gestao educacional e escolar, ate por forca da legislacao, nem sempre tem levado em conta a especificidade da escola como instituicao voltada a realizar um trabalho de natureza eminentemente pedagogica. Pensada como cosmovisao, a democracia nao pode prescindir da justica. Isso implica conceber a democracia na escola nao apenas pelo ângulo formal/institucional, voltado ao processo de tomada de decisoes, seus momentos e lugares, seguindo, em escala reduzida, o modelo de democracia representativa utilizado para a organizacao politica da sociedade. Pensar e fazer democracia na escola implica vivencia-la, ensina-la e aprende-la em âmbito curricular, o que envolve entrar no terreno da cultura escolar e na cultura da escola, ou seja, avancar para alem dos aspectos administrativos/gestionarios. Palavras-chave : Escola publica, Curriculo, Democracia, Justica. References BARROSO, Joao. O estudo da escola . Porto: Porto Editora, 1996, 191 p. BARROSO, Joao. Para o desenvolvimento de uma cultura de participacao na escola . Lisboa: Instituto de Inovacao Educacional, 1995, 32 p. Disponivel em: Acesso em: 18 jun. 2015. BRASIL. Ministerio de Educacao. Secretaria de Educacao Basica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educacao Infantil / Secretaria de Educacao Basica. Brasilia: Ministerio da Educacao, Secretaria de Educacao Basica, 2010. 36 p. CASTRO, Mariângela Machado de. O conceito de curriculo oculto em artigos publicados na biblioteca eletronica SciElo no periodo de 2001 a 2015 . 2017. 200 p. Dissertacao. Mestrado em Educacao. 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Referência(s)