Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Interação e linguagem dirigida a crianças de quinze meses

2017; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/0103-656420160154

ISSN

1678-5177

Autores

Marina Fuertes, Sofía de Robina Castro, Maria João Alves, Anabela Faria, Tiago Osório, Otília Sousa,

Tópico(s)

Language, Discourse, Communication Strategies

Resumo

Resumo Neste estudo são comparadas a interação e a linguagem dirigida aos filhos(as) pelos pais e mães, para analisar as diferenças e semelhanças entre as díades. Para o efeito, foram videogravadas durante uma situação de brincadeira livre 80 díades - 40 crianças (25 meninas e 15 meninos) de 15 meses em interação com os respetivos pai e mãe. Os resultados revelam que não há diferenças significativas na forma de os pais e as mães interagirem com seus filhos e filhas. Contudo, observam-se diferenças na linguagem dirigida às crianças por pais e mães, em particular em comportamentos de nomeação e avaliação positiva. Para além das diferenças são de sublinhar correlação positiva quer na interação, quer na comunicação de pais que coabitam.

Referência(s)