Interação e linguagem dirigida a crianças de quinze meses
2017; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/0103-656420160154
ISSN1678-5177
AutoresMarina Fuertes, Sofía de Robina Castro, Maria João Alves, Anabela Faria, Tiago Osório, Otília Sousa,
Tópico(s)Language, Discourse, Communication Strategies
ResumoResumo Neste estudo são comparadas a interação e a linguagem dirigida aos filhos(as) pelos pais e mães, para analisar as diferenças e semelhanças entre as díades. Para o efeito, foram videogravadas durante uma situação de brincadeira livre 80 díades - 40 crianças (25 meninas e 15 meninos) de 15 meses em interação com os respetivos pai e mãe. Os resultados revelam que não há diferenças significativas na forma de os pais e as mães interagirem com seus filhos e filhas. Contudo, observam-se diferenças na linguagem dirigida às crianças por pais e mães, em particular em comportamentos de nomeação e avaliação positiva. Para além das diferenças são de sublinhar correlação positiva quer na interação, quer na comunicação de pais que coabitam.
Referência(s)