
Redes sociais e recrutamento: o caso dos diretores e presidentes do Banco Central do Brasil (1994-2016)
2017; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 29; Issue: 3 Linguagem: Português
10.11606/0103-2070.ts.2017.125881
ISSN1809-4554
AutoresRenato Perissinotto, Marco Cavalieri, Eric Gil Dantas, Rodolfo Palazzo Dias,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo analisa a trajetória profissional de 45 dirigentes do Banco Central do Brasil (diretores e presidentes). O objetivo é captar a estrutura da carreira desses agentes, levando-se em consideração todos os cargos ocupados e a conexão entre eles. Para tanto, usamos a metodologia da Análise de Redes Sociais (ARS), em particular as suas medidas de centralidade (degree e betweeness) e suas técnicas de clusterização. As fontes utilizadas foram as biografias disponíveis na página da instituição, os currículos submetidos à aprovação do Senado Federal, o website da Bloomberg e o sistema Bloomberg Professional, além do Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro do CPDOC. Nossas conclusões apontam para a complexidade das carreiras desses agentes, que combinam os setores público, privado e de ensino.
Referência(s)