Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O IMPRESSO “LIÇÕES DE LER” NA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO NO IMPÉRIO BRASILEIRO.

2017; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 11; Issue: 20 Linguagem: Português

10.19177/prppge.v11e202017214-231

ISSN

2179-2534

Autores

Suzana Lopes de Albuquerque, Carlota Boto,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente escrito tem como objetivo apresentar o impresso Lições de Ler, publicado em 1832 pela Typografia Nacional e escrito por José da Costa e Azevedo que, dentre inúmeros espaços ocupados, viria a ser o primeiro diretor da Escola Normal de Niterói e o primeiro professor de todas as cadeiras nessa escola. A localização desse impresso ocorreu por uma denúncia do português António Feliciano Castilho, registrada em uma carta à sua mulher, a qual acusava de plagiário o professor Costa e Azevedo, por ter feito uma estropiação de Joseph Jacotot, e ainda do português António Araújo de Travassos. Para o entendimento desse contexto, utilizamos fontes como cartas, impressos e fontes jornalísticas, fazendo uma leitura com Bittencourt (2004) e Batista e Galvão (2009). Esse cenário de embates entre diferentes propostas de métodos de alfabetização no Brasil Imperial remonta a disputas políticas, filosóficas, sociais, dentre outras, que extrapolam as querelas dos métodos pedagógicos.

Referência(s)