
Environmental influence on the development of social skills in children
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 14; Issue: 26 Linguagem: Português
10.5007/1807-0221.2017v14n26p2
ISSN1807-0221
AutoresMaria Luiza Marinho-Casanova, Marie Leiner,
Tópico(s)Child Development and Digital Technology
ResumoEste artigo tem como objetivo apresentar dados de uma revisão narrativa da literatura sobre alguns comportamentos infantis considerados socialmente habilidosos na cultura brasileira e destacar a importância da habilidade social para o desenvolvimento infantil saudável. Autocontrole, cooperação, civilidade, empatia e prática acadêmica são alguns dos comportamentos apontados na literatura como sendo socialmente habilidosos. O desenvolvimento de tais comportamentos ocorre na infância, durante as interações com pais, outros adultos e com pares durante os primeiros anos de escolarização. Algumas crianças que não desenvolvem esse repertório podem aprender outros comportamentos que contribuem para o estabelecimento de interações negativas entre elas e o grupo social. Os aspectos da educação infantil discutidos neste trabalho têm justificado ações de projetos de extensão com crianças em situação de risco social e podem subsidiar professores e pais para prevenir problemas comportamentais em crianças, evitando dificuldades de aprendizagem e socialização na infância e na adolescência.
Referência(s)