Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Environmental influence on the development of social skills in children

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 14; Issue: 26 Linguagem: Português

10.5007/1807-0221.2017v14n26p2

ISSN

1807-0221

Autores

Maria Luiza Marinho-Casanova, Marie Leiner,

Tópico(s)

Child Development and Digital Technology

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar dados de uma revisão narrativa da literatura sobre alguns comportamentos infantis considerados socialmente habilidosos na cultura brasileira e destacar a importância da habilidade social para o desenvolvimento infantil saudável. Autocontrole, cooperação, civilidade, empatia e prática acadêmica são alguns dos comportamentos apontados na literatura como sendo socialmente habilidosos. O desenvolvimento de tais comportamentos ocorre na infância, durante as interações com pais, outros adultos e com pares durante os primeiros anos de escolarização. Algumas crianças que não desenvolvem esse repertório podem aprender outros comportamentos que contribuem para o estabelecimento de interações negativas entre elas e o grupo social. Os aspectos da educação infantil discutidos neste trabalho têm justificado ações de projetos de extensão com crianças em situação de risco social e podem subsidiar professores e pais para prevenir problemas comportamentais em crianças, evitando dificuldades de aprendizagem e socialização na infância e na adolescência.

Referência(s)