
UM DEBATE ENTRE JAMES CLERK MAXWELL E WILHELM EDUARD WEBER COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NA LICENCIATURA EM FÍSICA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português
10.4025/arqmudi.v21i3.40937
ISSN1980-959X
Autores Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO presente trabalho expõe uma inserção da abordagem histórica da ciência para o Ensino deFísica, tendo em vista desenvolver um ambiente que facilite a aprendizagem dos conceitos deeletromagnetismo. Aqui relatamos, na perspectiva dos alunos participantes, o momento final deuma sequência didática, um debate entre teorias consideradas rivais de dois físicos, James ClerkMaxwell e Wilhelm Eduard Weber. A turma foi dividida em dois grupos, em que cada equipedefendeu uma das teorias, buscando por meio de competências argumentativas apresentarelementos favoráveis e contrários à sua aceitação. Além de estudar os conceitos físicosenvolvidos, foram estimulados a desenvolver uma reflexão acerca de elementos históricos eepistemológicos que permeiam a construção do conhecimento científico.
Referência(s)