
Concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre prevenção do uso indevido de drogas
2017; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 22; Issue: 71 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782017227179
ISSN1809-449X
AutoresJulia Chamusca Chagas, RICARDO HENRIQUE BRITO MARQUES, Regina Lúcia Sucupira Pedroza, Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino, SANDRA FRANCISCA LIMA DA SILVA, Isabelle Borges Siqueira, Taísa Resende Sousa, María Fátima Olivier Sudbrack,
Tópico(s)Community Health and Development
ResumoRESUMO Partiu-se da concepção de escola como lugar de formação de aprendizes na relação com educadores, privilegiado para trabalhar questões relevantes à vivência social, como o uso de drogas, desde o início da escolarização. Objetivou-se levantar concepções de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental que participaram da quinta edição do curso de prevenção ao uso de drogas para educadores de escolas públicas sobre os conteúdos abordados e sua prática cotidiana. Buscou-se refletir sobre a importância de criar formas pedagógicas pautadas no acolhimento às vivências das crianças. Realizou-se entrevistas com vinte e uma professoras ex-cursistas do Distrito Federal. A análise das categorias construídas permitiu refletir sobre a prática educativa cotidiana e a necessidade da escuta dos discursos das crianças sobre as drogas. As professoras puderam perceber que há abertura para abordar essas questões e demandaram formação teórico-prática como instrumento que auxilie o trabalho pedagógico.
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