Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Processo de inclusão do adulto com Síndrome de Asperger no ensino superior

2017; Linguagem: Português

10.17058/barbaroi.v0i49.6355

ISSN

1982-2022

Autores

Angélica da Costa, Angela Helena Marin,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente artigo tem como temática a inclusão de alunos adultos com Síndrome de Asperger (SA) no ensino superior. Como objetivo, buscou compreender o processo de inclusão de adultos com SA em uma instituição de ensino superior (IES) a partir da perspectiva do aluno e sua família, bem como dos professores, assistente social e psicóloga da IES. Caracterizou-se o contexto familiar e socioeconômico desses universitários e a relação deles e de sua família com os profissionais da IES. Realizou-se um estudo de caráter exploratório e transversal, com delineamento de estudos de casos múltiplos. Participaram dois adultos com SA, do sexo masculino, com idade entre 18 e 20 anos, matriculados em uma IES privada, localizada na região metropolitana de Porto Alegre-RS, bem como seus pais, professores, assistente social e psicóloga da IES. Como instrumento de coleta de dados utilizaram-se entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo qualitativa, a partir do método de proposições teóricas, revelou que a perspectiva de conclusão do ensino superior, assim como as relações fraternas tem significados diferentes para as famílias. Também se constatou a necessidade de qualificação dos professores referente à inclusão e que a relação entre a família e a IES existe, porém precisa ser incentivada. Acredita-se que este estudo possibilitou um melhor entendimento sobre a inclusão do adulto com SA através do olhar dos envolvidos neste processo.

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