
Panorama do comércio eletrônico: aspectos e contribuições do mercado on-line formiguense
2015; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.24862/cco.v10i1.333
ISSN1980-7058
AutoresÁlvaro Leonel de Oliveira Castro, Alexandra Rezende Silva, Isaac D'Leon de Almeida, Eugenio Vilela, Georges Khouri,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO comércio eletrônico surgiu para oferecer ao empreendedor mais um canal de vendas, e quebrar barreiras físicas que antes impediam a expansão do empreendimento. Devido ao grande número de opções que o consumidor tem ao seu dispor, entender os conceitos dessanova ferramenta é fundamental para obter sucesso financeiro. O objetivo do estudo é demonstrar os resultados obtidos em 2014 a âmbito local e nacional. Por meio de pesquisa bibliográfica, apresentam-se conceitos do comércio eletrônico e um levantamento do atual cenário brasileiro. O Brasil está em crescimento acelerado nesse setor. Estima-se um faturamento de 35 bilhões de reais para o ano de 2014 e 63 milhões de compradores únicos no período. Este artigo faz uso de pesquisa descritiva, pois relata a utilização de meios digitais utilizados pelos vencedores do “Mérito Lojista e Empresarial 2014” promovido pela CDL de Formiga-MG. Em termos locais, observa-se que o processo se encontra em desenvolvimento,as empresas começam a investir em vendas on-line e assumir caráter misto, isto é, com presença de lojas físicas e virtuais. Utilizam-se de mídias sociais para relacionamento com o consumidor. A pesquisa identificou uma grande oportunidade de crescimento para o setor,visto que o comércio eletrônico representa uma nova tendência.
Referência(s)