Translation and foreign language teaching, a theoretical and practical point of view: the italian scenario
2017; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.29051/rel.v3.n2.2017.10013
ISSN2447-4045
AutoresBruna Di Sabato, Bronwen Hughes,
Tópico(s)EFL/ESL Teaching and Learning
ResumoDurante o último século, a tradução empregada como uma ferramenta para a aquisição de língua estrangeira passou por diferentes proposições.Depois de ser a abordagem por excelência, habitualmente utilizada nos tempos da metodologia lexicogramatica-tradução, ela logo entrou em desuso (e desgraça) com a chegada das teorias educacionais comunicativas progressistas.Embora nunca tenha estado completamente ausente da prática atual em sala de aula e sempre esteja presente no trabalho de alguns pesquisadores de destaque, ela foi recentemente reintegrada à onda dos estudos relacionados ao uso da língua dos aprendizes em sala de aula, considerando o pano de fundo teórico da pesquisa no campo do ensino translíngue, translinguismo e intercompreensão; atividades que reconhecem o papel fundamental do componente interlinguístico e intercultural na aprendizagem de línguas.Este artigo aborda o cenário italiano, traçando o papel que a tradução ocupou e ocupa atualmente nos currículos universitários italianos no ensino de língua estrangeira e esboça as muitas vantagens que podem se originar de
Referência(s)