Pesquisa de Campo, Caderno de Campo: O Inesgotável “Apreender” o Rural

2008; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2004.v7i1.5

ISSN

2527-2594

Autores

Daniel Tadeu do Amaral,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

A intencao ao escrever este artigo e de certa forma estabelecer alguns paralelos sobre o trabalho que realizo no Nupedor desde meu ingresso nesse nucleo de pesquisa. O aprendizado foi intenso, fruto de uma oportunidade unica de vivenciar dois aspectos valiosos para um bom desenvolvimento e amadurecimento cientifico: pesquisa de campo e trabalho em grupo. Claro que estes aspectos, so, nao seriam suficientes sem boa dose de preparacao metodologica e aprendizado teorico. Sem estes dois ultimos, todo o esforco de compreensao esbarraria na frouxidao de falta de eixo e de prumo teorico adequado. O trilhar da ciencia se faz por aproximacoes sucessivas, e de antemao ter nocao de que podemos cair no erro, na ma compreensao, e que mesmo tendo ciencia disto podemos a qualquer momento termos nossas “vistas turvas” (Morin,1986), por algum tipo de preconceito (Whitaker, 2002). Serve de alerta a nossa “vigilância epistemologica”, ainda mais quando o objeto de estudo se apresenta no meio rural, um lugar onde o espaco - tempo, apresenta diferencas significativas em relacao a cidade, e ao modo de vida urbano.

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