Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Tradição e controle normativo das práticas musicais: uma análise dos paradigmas romanos e seu impacto na música católica no Brasil entre 1903 e 1963

2017; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5335/hdtv.18n.1.7258

ISSN

2238-8885

Autores

Fernando Lacerda Simões Duarte,

Tópico(s)

Social and Cultural Dynamics

Resumo

Compositores de música religiosa têm diante de si diversas possibilidades de assimilação de elementos musicais em seu processo criativo. O mesmo ocorre em relação à seleção de obras pelos intérpretes. Este trabalho analisa os paradigmas instituídos pelo motu proprio sobre a música sacra de Pio X, promulgado em 1903, e seus reflexos nas práticas de música religiosa no Brasil entre 1903 e 1963. Para tanto, recorre-se às noções de habitus, em Pierre Bourdieu, dos tipos weberianos de dominação, em Walter Buckley, e de modelo pré-composicional (MPC), em Sotuyo Blanco. Os resultados apontam para a existência de uma expectativa de controle institucional do tipo racional-legal, inclusive com organismos censores. Pouco compatível com as noções de habitus ou MPC, tal fenômeno demanda o desenvolvimento de um conceito específico, o de controle normativo das práticas musicais.

Referência(s)