A half-century perspective on Computational Thinking
2017; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2318-8839
Autores Tópico(s)Embedded Systems Design Techniques
ResumoHa mais de cinquenta anos que as pessoas exploram como os computadores podem melhorar a aprendizagem e o ensino. A natureza maleavel dos computadores permitiu que ele funcione como cartao de memoria, tutor pessoal, livro didatico, livro de referencia, laboratorio virtual, questionario, espaco virtual, sala de conferencias e grupos de estudo. Talvez a sugestao mais radical seja conceber o computador como algo que aprendizes podem moldar de forma criativa resultando em algo realmente significativo, dinâmico, interativo e compartilhado. E, ainda, que o processo de construcao desses artefatos computacionais seja rico em oportunidades de aprendizagem. Estas oportunidades variam desde ganhar uma compreensao mais profunda do assunto ate a construir habilidades de alto nivel de pensamento e de resolucao de problemas. Em 2006, Jeanette Wing publicou um ensaio sobre o pensamento computacional que instigou a publicacao de mais de uma duzia de livros e mais de mil artigos. Esse ensaio influenciou fortemente o curriculo nacional de muitos paises. Este artigo aborda a questao de como os conceitos subjacentes ao pensamento computacional se encaixam em mais de cinquenta anos de exploracao a respeito do papel dos computadores na aprendizagem. Palavras-chave: Pensamento computacional; Construcionismo; Aprendizagem aprimorada pela tecnologica; Seymour Papert; Historia dos computadores; Educacao.
Referência(s)