O Grande Mentecapto, relato de aventuras e desventuras de Viramundo e de suas inenarráveis peregrinações
1979; Volume: 8; Linguagem: Português
10.11606/issn.2594-5963.lilit.1979.113938
ISSN2594-5963
Autores Tópico(s)Food, Nutrition, and Cultural Practices
ResumoO gênero picaresco, originalmente espanhol dos séculos XVI e XVII, situa uma narração, com fins moralizantes, das diversas aventuras e desventuras de um pícaro, feita por ele mesmo.Para tanto, a picaresca espanhola é autobigráfica e a figura do pícaro, o que "pica en la cocina" como ajudante do conzinheiro e como aquele que belisca os alimentos da cozinha, é o elemento fundamental para a existência do gênero espanhol.Polemicamente o pícaro ressurge em romances de outras épocas e outros países do Ocidente, caracterizando o intertexto com os romances do século gótico e criando novos tipos picarescos, definido, entre outros, o malandro bra sileiro, objeto de estudo da crítica atual.Mas, como explicar o surgimento do romance de Fernando Sabino, que como o próprio autor afirma, ser do gênero picaresco?Mais que imitação ao gênero espanhol, O Grande Mentecapto é uma recri ação da picaresca, no século XX, e como toda obra de arte, reproduz a realidade no ato de absorção desta mesma realidade e dos modelos anteriores, e na trans gressão destes, através da recriação, ou melhor, da adequação do gêjiero à re alidade brasileira.Portanto, o livro de Fernando Sabino retrata a realidade brasileira, vista através de Minas Gerais, sinédoque que explica o contexto de transição vividos no Brasil da época: a passagem do regime escravocrata (189-) ao capitalismo comercial e ao advento da máquina, identificados na figura do português Boaventura, o comerciante de "Secos e Molhados" do Rio Acima, pai do "herói" do romance.Como na picaresca espanhola, a época de transição representa a crise do sistema feudal e o advento da burguesia como classe social, instaurando os ger mes do capitalismo (em Lazarillo de Tormes, a aristocracia em crise se iden tificou ao escudeiro que vive das aparências, mas, que em realidade, não tem o que comer; ou na avareza do clero, o objetivo de crítica do Buscón de Quevcdo) a picaresca brasileira do século XX identifica, a grosso modo, a ascensão do bur guês comerciante, através da figura do imigrante europeu, "decreto de nova po lítica imigratória da República recém-proclamada" e de crise européia.
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