
Contribuições da concepção vigotskiana de arte para o ensino da cultura corporal
2017; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/2175-35392017021311194
ISSN2175-3539
AutoresTelma Adriana Pacífico Martineli, Eliane Maria de Almeida,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoResumo Este estudo analisa a concepção de arte desenvolvida por L. S. Vigotski (1896-1934) e suas contribuições para o ensino da cultura corporal, na educação física escolar. Especifica-se o contexto de sua produção e divulgação no Brasil, as concepções de arte e infância desse psicólogo, bem como suas possibilidades pedagógicas no ensino da cultura corporal. As principais referências de estudo foram: “A imaginação e a arte na infância” e “Psicologia da arte” de Vigotski (2006, 1999), elaboradas no contexto da Revolução Russa e recuperadas na abertura política e social no Brasil. Para o autor, o homem tem capacidade reprodutora e criativa e a partir dela produz arte. A imaginação é uma função psicológica superior que deve ser potencializada na infância para o desenvolvimento da capacidade criativa e da subjetividade humana. Portanto, a atividade pedagógica no ensino da cultura corporal, fundamentada nessa teoria, pode favorecer o desenvolvimento da capacidade criativa na infância.
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