Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Relação Professor-Aluno de uma Perspectiva Gramsciana

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 43; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/2175-623664512

ISSN

2175-6236

Autores

Renê José Trentin Silveira,

Tópico(s)

Political theory and Gramsci

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a relação professor-aluno à luz de algumas categorias de Antonio Gramsci. Para tanto, tomam-se como referências: um artigo jornalístico de sua autoria, de 1915; algumas notas dos Cadernos do Cárcere; e uma carta ao irmão Carlo, de 1930. Por esse caminho, pretende-se demonstrar que o autor advoga uma relação amigável entre professor e aluno, a qual exclui tanto o espontaneísmo pedagógico quanto o autoritarismo, o psitacismo e o diletantismo. Em suma, para Gramsci, a relação professor-aluno é de natureza dialética, de modo que “todo professor é sempre aluno e todo aluno, professor” (Gramsci, 2001, p. 399). Tal concepção se articula com as posições do autor sobre a relação entre os intelectuais e os simples e a questão da hegemonia.

Referência(s)