Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ações de acompanhamento de egressos: um estudo das universidades públicas do sul do Brasil.

2017; Faculdade Meridional IMED; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18256/2447-3944.2017.v3i2.2023

ISSN

2447-3944

Autores

Lilian Wrzesinski Simon, Andressa Sasaki Vasques Pacheco,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

A proposta deste artigo é descrever algumas das principais ações de acompanhamento de egressos adotadas no sistema público de educação superior brasileiro. O detalhamento dessas ações permite tecer um panorama das políticas de acompanhamento de egressos operacionalizadas pelas universidades públicas, evidenciando sua evolução e potencialidades. A metodologia adotada foi um estudo multicaso de caráter descritivo situado em um contexto amostral estabelecido de acordo com critérios geográficos e situacionais. Foram analisadas vinte universidades públicas do sul do Brasil, sendo onze federais e nove estaduais. Os resultados da pesquisa documental evidenciaram que a maioria das instituições ainda precisa evoluir em suas ações de acompanhamento de egressos. No que concerne à captação de informações sobre os ex-alunos, as IES têm utilizado o método indutivo, tomando a iniciativa de interpelá-los para a aplicação de questionários quando julgarem pertinente. São poucas as instituições que fazem pesquisas com seus egressos constantemente e nem sempre por meio dos portais do egresso. Esses portais têm funcionalidades que vão além da captação de informações e podem ser exploradas para melhorar o relacionamento com os ex-alunos, mas explorá-las ainda é um desafio para a maior parte das instituições.

Referência(s)