Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS METEOROLÓGICOS E O ENSINO DOS ELEMENTOS DO CLIMA EM ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE ITAARA, RS

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 39; Linguagem: Português

10.5902/2179460x29339

ISSN

2179-460X

Autores

Iago Turba Costa, Cássio Arthur Wollmann,

Tópico(s)

Geography and Environmental Studies

Resumo

O ensino de Geografia, e principalmente da climatologia deve partir do local de vivência do aluno, pois a maioria dos fenômenos atmosféricos e/ou climáticos se manifestam e são percebidos pela sociedade em seu espaço imediato, ou seja, no bairro e na cidade. A proposta desse trabalho teve por objetivo, então, introduzir recursos didáticos práticos para o estudo da climatologia junto ao Clube de Ecologia Guardiões das Nascentes nas Escolas Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Lenhardt e Escola Estadual de Ensino Médio Itaara na cidade de Itaara - RS. Para iniciar o projeto de pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica a fim de conseguir maior sustentação teórico metodológica para o desenvolvimento do mesmo. Deste modo foi traçada uma metodologia que conceitualmente pudesse ter relevância didática para isso foram propostas metodologicamente atividades a serem cumpridas: Aplicação de nuvens e confecção de nuvens de um diário do tempo; oficina de observação de algodão; Instalação de cisterna para captação de água da chuva; construção/Instalação de uma mini-estação meteorológica nas escolas. Por fim, com avaliação quanticamente dos recursos aplicados para o ensino da geografia climática escolar, pode-se verificar sua validade enquanto pratica pedagógica, verificando progressos para a com a metodologia proposta.

Referência(s)