Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O COMPÊNDIO DE PEDAGOGIA PRÁTICA DE JOAQUIM JOSÉ DE ARAUJO: NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL IMPERIAL

2017; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 11; Issue: 20 Linguagem: Português

10.19177/prppge.v11e202017414-432

ISSN

2179-2534

Autores

Cíntia Gomes da Silva, Roseane Maria de Amorim,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar a formação na Escola Normal em Alagoas no período imperial. Procurou, também, apresentar algumas reflexões sobre a formação docente no Brasil por meio do Compêndio de pedagogia pratica de Joaquim José de Araujo. A realização do trabalho foi possível via operação metodológica que se baseia na leitura e análise de fontes primárias em consonância com as discussões sobre a história da profissão docente no Brasil. Compreende-se que o Compêndio de Joaquim José de Araujo tinha como tipo ideal a formação de professores regrados e obedientes à ordem social estabelecida pela elite brasileira. Somente pouco a pouco veio a surgir, em todo o país, uma formação mais crítica de professores e professoras.

Referência(s)