Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Translation in language learning: a ‘what for’ approach

2017; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29051/rel.v3.n2.2017.9546

ISSN

2447-4045

Autores

Paolo Balboni,

Tópico(s)

Interpreting and Communication in Healthcare

Resumo

A literatura sobre tradução e aprendizagem e ensino de línguas mostra a prevalência da abordagem 'pró e contra', ao passo que uma abordagem 'para quê' seria mais proveitosa.A fim de evitar que este segundo tipo de abordagem se transforme numa lista aleatória dos potenciais benefícios do uso da tradução no ensino das línguas, o presente ensaio sugere o uso de um modelo formal de competência comunicativa, para verificar quais dos seus componentes podem tirar proveito das atividades ligadas à tradução.O resultado é um mapa dos efeitos da tradução na ampla gama de competências e habilidades que constituem a aprendizagem de uma língua. PALAVRAS-CHAVE:Tradução na aprendizagem e no ensino de línguas.Competência comunicativa

Referência(s)