
UMA ATIVIDADE PARA OS ANOS INICIAIS ENVOLVENDO PROPRIEDADES DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO MAIA
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 3; Issue: 7 Linguagem: Português
10.30938/bocehm.v3i7.59
ISSN2447-8504
AutoresLucieli M. Trivizoli, Eliane Siviero da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA História da Matemática ao ser utilizada como recurso didático juntamente com outros recursos pode oferecer uma importante contribuição ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Este artigo apresenta uma proposta para o ensino de sistema de numeração para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental fundamentada nos aspectos da História da Matemática. Vários povos desenvolveram sua própria forma de contagem e seu sistema de numeração. Os maias habitaram a América Central durante mais de mil anos e desenvolveram um sistema de numeração vigesimal (base 20) posicional, no qual o valor dos algarismos é determinado pela posição ocupada e também incluíram uma representação para o zero. A proposta apresentada neste artigo se caracteriza pelo desenvolvimento de atividades envolvendo propriedades do sistema de numeração Maia, utilizando materiais manipuláveis e foca nas relações entre contagem, conceito de agrupamento e esquema simbólico para escrever os números em determinado sistema de numeração. Dessa maneira, espera-se que este artigo se constitua uma referência aos professores, já que a quantidade de materiais que envolvem a História da Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental ainda é incipiente. Além disso, estas atividades podem fornecer indícios para verificar se os alunos estão desenvolvendo suas compreensões sobre valor posicional, se estão integrando os conceitos de contagem e de agrupamento e se estão relacionando com seus registros numéricos.
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