Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A participação das crianças no jornalismo infantojuvenil português e brasileiro

2017; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15448/1980-3729.2018.1.27327

ISSN

1980-3729

Autores

Juliana Doretto,

Tópico(s)

Child Development and Digital Technology

Resumo

Este trabalho, parte de tese de doutoramento, se concentra na participação das crianças no jornalismo infantil. Buckingham (2009) entende que os meninos e meninas devem exercer os seus direitos de participação, estabelecidos na Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), também na área da produção midiática: segundo ele, as novas formas de comunicação on-line que as crianças têm à sua disposição são possíveis formas de assegurar esse direito. Mas as crianças as utilizam para interagir com os jornalistas que escrevem para elas? Para responder a essa questão, entrevistamos 50 crianças de nove a 16 anos de idade, em Portugal e no Brasil. O trabalho mostrou que, para que haja participação, é preciso que as crianças se sintam motivadas a acompanhar com frequência os veículos infantis — o que está atrelado à mediação adulta e à temática abordada pelas publicações. Além disso, dois obstáculos aparecem: a ausência de resposta por parte dos produtores de informação e a preocupação das crianças em expor-se.

Referência(s)