Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Surfando com James Joyce e Dorothy Lamour... Paisagens sonoras, imaginário polinésio e o processo composicional de Gilberto Mendes

2017; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Issue: 36 Linguagem: Português

10.1590/1982-2554230370

ISSN

1982-2553

Autores

Heloísa de Araújo Duarte Valente,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Resumo Na obra de Gilberto Mendes (1922-2016) verifica-se uma prática incessante de interfaces com as linguagens do cinema, da literatura, do teatro, da publicidade, dentre outros. A Polinésia em sua representação hollywoodiana da década de 1930 é tema frequente. Este cenário é construído, com base em elementos presentes no código musical, provenientes da estética vienense. Mendes assimilará essa estética em sua obra. Na década de 1950, eclode a cultura tiki pop e sua paisagem sonora correspondente, representada por Martin Denny. Pretende-se apontar as mutações do paraíso longínquo e o papel da música na sua composição.

Referência(s)