Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação a distância no discurso publicitário: o imaginário discursivo sobre o aluno

2017; Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo; Volume: 46; Issue: 3 Linguagem: Português

10.21165/el.v46i3.1803

ISSN

1413-0939

Autores

Eliana Maria Severino Donaio Ruiz, Isabel Cristiane Jerônimo,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

O crescimento efetivo de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância no território nacional torna compreensível o empenho que os responsáveis pelo marketing de instituições de ensino superior despendem em maneiras de seduzir o público-alvo a optar pelos cursos que oferece, considerando-se o enorme leque de possibilidades existentes. Partindo desse pressuposto, temos por objetivo, neste artigo, investigar de que forma é construído o imaginário discursivo a respeito do estudante universitário em propagandas de cursos de educação a distância, veiculadas em páginas de abertura de sites de instituições particulares. O enfoque teórico para essa investigação é o da Análise de Discurso de orientação francesa, com algumas contribuições da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leeuwen (1996).

Referência(s)