
Experimentação no ensino de Física Moderna: efeito fotoelétrico com lâmpada néon e LEDs
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 34; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5007/2175-7941.2017v34n3p928
ISSN2175-7941
AutoresDario Eberhardt, João Bernardes da Rocha Filho, Régis Alexandre Lahm, Pedro Barros Baitelli,
Tópico(s)Health, Education, and Aging
ResumoO artigo apresenta uma experimentação destinada ao ensino de Física Moderna no Ensino Médio, especificamente o Efeito Fotoelétrico, e visa a instrumentalizar o professor ou servir como inspiração para a proposição de atividades didáticas. A experimentação descrita se funda na exposição de uma lâmpada néon às luzes de diferentes comprimentos de onda emitidas por LEDs variados. Mede-se a corrente fotoelétrica entre os eletrodos da lâmpada néon, verificando-se que esta possui sentido definido; que o efeito ocorre quando o comprimento de onda da luz aplicada é menor que determinado limite, e; que a intensidade da corrente fotoelétrica depende da intensidade da luz aplicada, em acordo com o modelo científico atual do fenômeno. São discutidas partes da história do Efeito Fotoelétrico, características de experimentos assemelhados que utilizam lâmpadas de luz ultravioleta, a função trabalho dos metais dos eletrodos e a energia de ionização dos gases no interior da lâmpada.
Referência(s)