Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Experimentação no ensino de Física Moderna: efeito fotoelétrico com lâmpada néon e LEDs

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 34; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5007/2175-7941.2017v34n3p928

ISSN

2175-7941

Autores

Dario Eberhardt, João Bernardes da Rocha Filho, Régis Alexandre Lahm, Pedro Barros Baitelli,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

O artigo apresenta uma experimentação destinada ao ensino de Física Moderna no Ensino Médio, especificamente o Efeito Fotoelétrico, e visa a instrumentalizar o professor ou servir como inspiração para a proposição de atividades didáticas. A experimentação descrita se funda na exposição de uma lâmpada néon às luzes de diferentes comprimentos de onda emitidas por LEDs variados. Mede-se a corrente fotoelétrica entre os eletrodos da lâmpada néon, verificando-se que esta possui sentido definido; que o efeito ocorre quando o comprimento de onda da luz aplicada é menor que determinado limite, e; que a intensidade da corrente fotoelétrica depende da intensidade da luz aplicada, em acordo com o modelo científico atual do fenômeno. São discutidas partes da história do Efeito Fotoelétrico, características de experimentos assemelhados que utilizam lâmpadas de luz ultravioleta, a função trabalho dos metais dos eletrodos e a energia de ionização dos gases no interior da lâmpada.

Referência(s)