
A produção artística de Tom Zé na década de 1970: considerações sobre o projeto da música “operária” e o disco Estudando o samba
2017; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros; Issue: 68 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-901x.v0i68p122-144
ISSN2316-901X
Autores Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoEste artigo trata da produção artística do compositor Tom Zé realizada durante o seu período de ostracismo e procura compreender melhor as especificidades de sua atuação e inserção no mercado musical brasileiro. Com base em discursos presentes em matérias publicadas em periódicos, pesquisamos o sentido da ação do compositor baiano ao desenvolver um projeto que designou como “música operária”: uma pesquisa experimental com ferramentas, máquinas de oficina e sons oriundos da execução de fitas magnéticas. Considerando que, na década de 1970, o gênero samba passava por uma fase de revitalização e ascensão de popularidade no mercado, realizamos um estudo sobre o disco Estudando o samba (1976), verificando de que maneira Tom Zé se posicionou artisticamente nos debates estét icos sobre o gênero.
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