
FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
2017; Associação Educacional e Cultural de Quixadá, Faculdade Católica Rainha do Sertão; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.25190/rec.v5i1.1479
ISSN2357-8483
AutoresAlessandra Bandeira Vieira, Elizangela Machado de Campos, Domingas de Fátima Cardoso Amaral, Franciele Azevedo da Rocha, Agnieszka Skórska-Stania,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
Resumo<p>O trabalho que aqui se apresenta propõe um exercício contínuo, de reflexão sobre a atual formação docente e suas ações posteriores à formação, analisando o que se fala e o que se faz, o que está no currículo da educação e o que se apresenta na realidade da educação básica. Sendo assim, tal reflexão acaba problematizando todos os conhecimentos que são necessários ao professor ou educador durante toda a sua vida de efetivo exercício profissional sob o crivo crítico e reflexivo como parte integrante de uma reivindicação necessária para que haja um novo arranjo social que demande mudanças. Fala-se do professor da educação básica, aquele que atua dentro a escola pública, e lança-se a eles o exercício de realmente viver a educação básica, de escrever e problematizar a sua realidade, sem nunca se esquecer de todas as contribuições históricas. Sobre este ponto central situa-se a proposta deste artigo, de tornar a formação docente uma reflexão necessária e permanente.</p>
Referência(s)