Tanto vilão quanto herói: a estética do novo protagonista dos contos de fadas
2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Inglês
ISSN
2596-3198
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA partir da observacao de padroes culturais e comportamentos sociais da modernidade e da pos-modernidade, o conto de fadas A Bela Adormecida, em suas versoes para Disney (EUA-1959 e EUA-2014), e usado como objeto de estudo para constatacao das polarizacoes entre o bem e o mal, presentes em representacoes ate a primeira metade do seculo XX e o seu lento abandono, chegando a personagem Malevola, heroina e vila ao mesmo tempo, caracterizando os humores fluidos do inicio do seculo XXI. Fundamentado em autores como Santaella, Maffesoli, Camargo, Corso e Corso, Calabrese e Eco o artigo trabalha na significacao de produtos culturais do imaginario que facilitam a compreensao de paradigmas que se esgotam, dando lugar para novas formas de pensar e representar. ABSTRACT Having as a starting point the observation of cultural patterns and social behaviour in Modern and Post-modern times the tale “Sleeping Beauty”, in its Disney versions (USA-1959 and USA-2014), is used as a study object for the recognition of polarizations between evil and good. This binary relation is present in representations up until the first half of the 20th century, and their slow let down converging to the character “Maleficent”, hero and villain at the same time, characterizing the fluid humours of the beginning of the 21st century. Based on authors such as Santaella, Maffesoli, Camargo, Corso and Corso, Calabrese and Eco the article works in the cultural imaginary products signification that facilitate the understanding of paradigms that run out, giving way to new ways of thinking and acting.
Referência(s)