
Ensino de língua, o calcanhar de Aquiles da linguística
2017; UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL; Volume: 42; Issue: 75 Linguagem: Português
10.17058/signo.v42i75.11442
ISSN1982-2014
Autores Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoO presente artigo discute as atribuições dos professores de liínguística e de língua portuguesa de acordo com seu contexto de atuação profissional (professores pesquisadores, professores universitários e professores de escola) e sua responsabilidade quanto ao ensino de língua materna na educação básica. Ao mesmo tempo, reconhece a falta de intercâmbio entre universidade-escola e de efetividade do ensino de língua nas escolas públicas brasileiras, levantando algumas hipóteses sobre o motivo causador do atual estado de coisas. Para finalizar, sugere que, no seu espaço de atuação regional, as universidades passem a se preocupar com pesquisa em ensino, ocupando-se ainda com o acompanhamento e a orientação aos professores das escolas, no que respeita ao ensino de língua, no ensino fundamental e médio.
Referência(s)