
SENTIMENTOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM AO ATENDER UM PACIENTE COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: DESAFIOS DO CUIDADO
2017; Portal de Periódicos UDESC; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5965/1984317813032017031
ISSN1984-3178
AutoresVerônica Francisqueti Marquete, Élen Ferraz Teston, Maria Antônia Ramos Costa, Verusca Soares de Souza,
Tópico(s)Hearing Impairment and Communication
ResumoNeste artigo, objetivamos conhecer a percepção e sentimentos dos profissionais de saúde sobre as barreiras no processo de comunicação com os pacientes com deficiência auditiva. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa realizada com 198 profissionais que compõem a equipe de enfermagem das unidades básicas de saúde, unidade saúde da família, postos de saúde e pronto atendimento municipal, de um município da região noroeste do estado do Paraná, os dados foram analisados com a utilização do software QDA Miner 3.2. Os resultados demonstram que (53,40%) dos profissionais de saúde referem sentimentos negativos sobre o atendimento proporcionado aos pacientes surdos, 60,10% descreveram que o atendimento oferecido é realizado com dificuldade, devido à falta de preparo (8,70%), sendo que essa barreira influencia diretamente no atendimento ofertado, e que na percepção de 7,20% dos profissionais o atendimento foi inadequado. Os resultados permitem afirmar que os profissionais de saúde relatam sentimentos negativos como incapacidade, impotência, insegurança, constrangimento, e apresentaram-se despreparados para o atendimento, comprometendo a assistência a saúde. Sugere-se a inclusão de processo permanente de qualificação dos profissionais para os surdos possam receber um atendimento de qualidade nos serviços de saúde.
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