Artigo Acesso aberto

Contributos da teoria da vinculação para a prática clínica desenvolvimental

2017; Volume: 35; Issue: 4 Linguagem: Português

10.14417/ap.1115

ISSN

2182-2980

Autores

Susana Tereno, Inês Matos,

Tópico(s)

Family and Disability Support Research

Resumo

As variações da qualidade da vinculação representam condições de iniciação que, em contexto de interação entre factores biológicos e ambientais, desempenham um papel dinâmico no funcionamento bio-psico-social do indivíduo. Este artigo apresenta uma revisão de literatura da teoria e investigação da vinculação na infância e pretende contribuir para uma perspectiva desenvolvimental no exercício da pratica clinica. A investigação na vinculação tem-nos esclarecido, sobre os efeitos nas crianças de experiências precoces associadas: a) a rotinas de cuidados fora de casa (e.g., infantários); b) separações (e.g., hospitalizações); c) perturbações significativas de prestação de cuidados (e.g., adopção e famílias de acolhimento); d) às características das crianças com necessidades especiais. Nesta perspectiva desenvolvimental, a questão das perturbações das relações de vinculação, assim como as especificidades deste tipo de relação em crianças com determinadas patologias é discutida. São apresentadas orientações clinicas para os clínicos uma vez que os aspectos relacionais são centrais para o desenvolvimento das crianças e consequentemente para a intervenção.

Referência(s)