Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise do impacto de um programa de intervenção

2017; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 22; Issue: 71 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782017227172

ISSN

1809-449X

Autores

Fernanda Leopoldina Viana, Irene Cadime, Sandra Santos, Sara Brandão, Iolanda Ribeiro,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

RESUMO Neste artigo apresenta-se o programa Aprender a compreender torna mais fácil o saber, destinado a alunos do 3º e 4º anos de escolaridade, que tem como objetivo principal o desenvolvimento das competências de compreensão da leitura, de estratégias de leitura e de metacompreensão. O programa foi implementado com 1.142 alunos do 4º ano de escolaridade. Na avaliação dos resultados, recorreu-se a um design de grupo único com pré e pós-teste. Os resultados indicaram a presença de diferenças estatisticamente significativas entre os dois momentos de avaliação, e os resultados obtidos por esses alunos no exame de língua portuguesa de 2012 mostraram que: a percentagem de alunos que obtêm a classificação A e B é superior à média nacional; a percentagem dos que obtêm D e E é inferior à média nacional. Apontam-se como linhas de investigação futura a replicação do estudo com a inclusão de um grupo de controlo e a avaliação da perceção dos professores sobre o programa e a sua eficácia.

Referência(s)