
Diversidade étnico-racial e as interações sociais na Educação Infantil
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14244/198271991898
ISSN1982-7199
AutoresPatrícia Batista Ribeiro, Roseli Albino dos Santos,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoThis article is related to the daily of children in early Childhood Education in regard to social interactions established in that school environment in relation to the black child. It presents an analysis of a survey carried out in an early Childhood Education Institution, which aimed to investigate how social interactions and race relations took place between black and white children and the teacher's room. Understanding that the school environment should be an environment that respects the child in their individualities and assist in the development of interaction skills and respect for others, it is important to discuss racial ethnic diversity in school. For the study we used as data collection instruments interviews and observations of school space and classroom routine. The results showed that children from very small know and employ ethnic racial categories in their dialogues. It was observed that in times of play, they were more free and autonomous to express their opinions, racial ethnic issues arose in his dialogues, however, during the games they related without the racial belonging impair their interactions. Experiences practices that racial ethnic diversity was present it seemed possible to the children that this matter be treated more naturally for them. We seek through this text highlight the presence of racial ethnic issues in the context of early childhood education. Keywords : Racial ethnic diversity, Childhood education, Social interactions. Resumo O presente artigo esta relacionado ao cotidiano das criancas de Educacao Infantil no que se refere as interacoes sociais estabelecidas nesse ambiente escolar em relacao a crianca negra. Apresenta uma analise acerca de uma pesquisa realizada em uma instituicao de Educacao Infantil, que objetivou investigar como as interacoes sociais e relacoes raciais aconteciam entre criancas negras e brancas e com a professora da sala. Entendendo que este espaco escolar deve ser um ambiente que respeite a crianca em suas individualidades e auxilie no desenvolvimento de habilidades de interacao e respeito ao proximo, faz-se importante discutir a diversidade etnico-racial na escola. Para a realizacao do estudo utilizamos como instrumentos de coleta de dados entrevistas e observacoes do espaco escolar e da rotina da sala de aula. Os resultados apontam que as criancas, desde muito pequenas, conhecem e empregam categorias etnico-raciais em seus dialogos. Observou-se que nos momentos de brincadeira, em que estavam mais livres e autonomas para expressarem suas opinioes, as questoes etnico-raciais surgiam em seus dialogos, no entanto, durante as brincadeiras elas se relacionavam sem que o pertencimento racial interferisse em suas interacoes. Vivencias praticas em que a diversidade etnico- racial se fazia presente pareceu-nos possibilitarem para as criancas que esse assunto fosse tratado com mais naturalidade por elas. Buscamos por meio do presente texto, evidenciar a presenca de questoes etnico-raciais no contexto da Educacao Infantil. Palavras-chave : Diversidade etnico-racial, Educacao infantil, Interacoes sociais. References ANDRE, M. Etnografia da pratica escolar . Sao Paulo: Papirus: 2000. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educacao Infantil . Brasilia, MEC, 2009. CAVALLEIRO, E. Do silencio do lar ao silencio escolar . Sao Paulo: Contexto, 2000. CORSARO, W. A. Entrada no campo, aceitacao e natureza da participacao nos estudos etnograficos com criancas pequenas. Educacao e Sociedade . Campinas, v. 26, n. 91, p. 443- 464, ago. 2005. DIAS, L. R . No fio do horizonte : educadoras da primeira infância e o combate ao racismo . 2007. 319 f.Tese (Doutorado em Educacao). Universidade de Sao Paulo – Faculdade de Educacao, Sao Paulo, 2007. DIAS, L. R . Formacao de professores, educacao infantil e diversidade etnico-racial: saberes e fazeres nesse processo. Revista Brasileira de Educacao , n.17, p. 661-759, set. 2012. DUARTE, C. P. T. A abordagem da tematica racial na educacao infantil: o que nos revela a pratica pedagogica de uma professora. In: BENTO, M. A. S. (Org.) Educacao infantil, igualdade racial e diversidade : aspectos politicos, juridicos, conceituais. Sao Paulo: CEERT, 2012. GAUDIO, E. S.; ROCHA, E. A. C. R. Relacoes etnico-raciais num contexto de educacao infantil. Momento , n.1, p.35-50, jan./jul.2013. GODOY, E. A. A representacao etnica por criancas pre-escolares : um estudo de caso a luz da teoria piagetiana . 1996. 245 f. Dissertacao (Mestrado em Educacao). Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educacao, Campinas, 1996. GOFFMAN, E. Ritual de interacao – Ensaios sobre o comportamento face a face . Petropolis: Vozes, 2011. KRAMER, S. Questoes raciais e educacao. Entre lembrancas e reflexoes . Cadernos de Pesquisa - Sao Paulo, n.93, p.66-71, maio 1995. OLIVEIRA, F. de; ABRAMOWICZ, A. Infância, raca e paparicacao. Educacao em Revista , Belo Horizonte, v.26, n.02, p.209-226, ago. 2010. OLIVEIRA, V. C. Educacao das relacoes etnico raciais e estrategias ideologicas no acervo do PNBE 2008 para educacao infantil . 2010. 183 f. Dissertacao (Mestrado em Educacao). Universidade Federal do Parana , Curitiba, 2010. OLIVEIRA, S. M. A formacao de atitudes racistas em uma unidade de educacao Infantil em Belo Horizonte : o que as rotinas e as interacoes entre as criancas nos revelam. 2012. 157 f. Dissertacao (Mestrado em Educacao). Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais - Programa de Pos-Graduacao em Educacao, Belo Horizonte, 2012. ROCHA, L. C. P da. Politica Educacional e a Lei 10.639/03: Uma reflexao sobre a necessidade de superacao de mecanismos ideologicos legitimadores do quadro de desigualdades sociais na sociedade brasileira. In: SILVA, P. V. B. (Org.) Notas de historia e cultura afro-brasileiras . Ponta Grossa: Ed. UEPG/ UFPR, 2007. ROSEMBERG, F. Educacao Infantil e relacoes raciais: a tensao entre igualdade e diversidade. Cadernos de Pesquisa , n.44, p. 543-758, jul./set. 2014. SANTOS, J. N. dos. Preconceito racial em foco : uma analise das relacoes estabelecidas entre criancas negras e nao negras na educacao infantil. 2013. 139 f. Dissertacao (Mestrado em Educacao). Pontificia Universidade Catolica. Sao Paulo, 2013. SILVA, V. L. N. da. Os estereotipos racistas nas falas de educadoras infantis – suas implicacoes no cotidiano educacional da crianca negra. 2002. 107 f. Dissertacao (Mestrado em educacao). Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2002. TRINIDAD, C. T. Identificacao etnico-racial na voz de criancas em espaco de educacao infantil . 2011. 222 f. Tese (Doutorado em Educacao). Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo - Programa em Psicologia da Educacao, Sao Paulo, 2011. VYGOTSKY, L. S. A formacao social da mente . Sao Paulo: Martins Fontes, 1998.
Referência(s)