Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ser professor: reflexões sobre a formação e a docência na Educação de Jovens e Adultos

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14244/198271992017

ISSN

1982-7199

Autores

Daniela Maria Weber, Suzana Feldens Schwertner,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

The purpose of this study is to learn about a sample of teachers who work in Youth and Adult Education (YAE) regarding their perceptions of teaching and training. To begin with, the article presents an outlook of the YAE constitution in Brazil and teaching in that modality from a theoretical review. Through semi-structured interviews with ten Elementary Education teachers from a Regional Education Coordination Office in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, they explained why they chose that modality and remained in it, the challenges and possibilities of working in YAE. The data were analyzed in the light of Content Analysis (BARDIN, 2011). The results show teachers of different ages and teaching times. They had no knowledge of YAE at the time of their early training and learned about the modality through working with it, different to what the current Legislation instructs. They mention the difficulties they face in their practices, such as always being motivated, encouraging students, enthralling them to remain interested and involved in class. Those factors require well prepared classes and demonstrate they are concerned with learning. They recognize themselves and teachers of the modality, which is the reason to remain in the activity. By proposing to learn about this sample of teachers working in YAE, it is expected that the present study may contribute towards reflecting upon training for and teaching in the modality, which remains of great importance to effectuate the right to schooling for many Brazilians. Keywords : Teachers, Training, Youth and Adult Education. Resumo Este estudo tem como objetivo conhecer uma amostra de professores que trabalham na Educacao de Jovens e Adultos (EJA) quanto as suas percepcoes sobre a docencia e a sua formacao. O artigo inicia apresentando um panorama da constituicao da EJA no Brasil e a docencia na modalidade, a partir de revisao teorica. Por meio de entrevistas semiestruturadas com dez professoras de Ensino Fundamental de uma Coordenadoria Regional de Educacao do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, as docentes explanaram sobre a escolha e permanencia na modalidade, os desafios e possibilidades no trabalho com a EJA. Os dados foram analisados a luz da Analise de Conteudo de Bardin. Os resultados apresentam professoras de diferentes idades e tempos de docencia. Nao tiveram conhecimento sobre a EJA, quando de sua formacao inicial, vindo a conhecer a modalidade a partir do trabalho realizado nela, diferente do que orienta a Legislacao vigente. Comentam sobre as dificuldades em suas praticas, como a de estarem sempre motivadas, incentivando os estudantes, cativando-os para que mantenham o interesse e envolvimento nas aulas. Fatores que exigem aulas bem preparadas e que demonstram a preocupacao com a aprendizagem. Elas se reconhecem como professoras da modalidade e por isso permanecem atuando. Ao propor conhecer esta amostra das professoras que trabalham na EJA, espera-se que o presente estudo possa contribuir para refletir sobre a formacao e a docencia na modalidade, que se mantem tao importante para a efetivacao do direito de escolarizacao de muitos brasileiros. Palavras-chave : Professores, Formacao, Educacao de Jovens e Adultos. References AQUINO, Julio Groppa. Instantâneos da escola contemporânea . Campinas: Papirus, 2007. ARROYO, Miguel. Balanco da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares? REVEJ@ - Revista de Educacao de Jovens e Adultos . V.1, n. 0, p. 5-19, ago. 2007. BARCELOS, Valdo. Formacao de professores(as) para a Educacao de Jovens e Adultos: cada menestrel com seu parangole. In: GUSTSACK, Felipe; VIEGAS, Moacir Fernando; BARCELOS, Valdo (orgs.). Educacao de jovens e adultos : saberes e fazeres. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007. p. 166-187. BARDIN, Laurence. Analise de conteudo . Traducao de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Sao Paulo: Edicoes 70, 2011. BENVENUTI, Jucara. Letramento, Leitura e Literatura no Ensino Medio da modalidade de Educacao de Jovens e Adultos : uma proposta curricular. 2011. 248f. Tese (Doutorado em Linguistica Aplicada) – Programa de Pos-Graduacao em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011. BRASIL. Conselho Nacional de Educacao. Parecer n. 11 , de 10 de Maio de 2000. Dispoe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educacao de Jovens e Adultos. Relator: Carlos Roberto Jamil Cury. Brasilia, 2000. BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educacao nacional. Diario Oficial [da Republica Federativa do Brasil], Brasilia, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Secao I, p. 27834-27841. BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na educacao de jovens e adultos . Porto Alegre: Mediacao, 2004. CARRANO, Paulo. Educacao de Jovens e Adultos e Juventude: o desafio de compreender os sentidos da presenca dos jovens na escola da “segunda chance”. Revista de Educacao de Jovens e Adultos , v. 1, n. 0, p. 1-10, ago. 2007. CARVALHO, Celia Pezzolo de. Ensino Noturno : realidade e ilusao. 10. Ed. Sao Paulo, Cortez, 2001. CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciencias humanas e sociais: evolucao e desafios. Revista Portuguesa de Educacao . Braga, v. 16, no 2, p. 221-236, 2003. DUQUES, Maria Luiza Ferreira; AMORIM, Antonio. Perspectiva da gestao de Educacao de Jovens e Adultos e interfaces com a formacao docente. Revista Eletronica de Educacao . Sao Carlos-SP, v. 10, n. 3, p. 41-57, 2016. Disponivel em: . Acesso em: 03 jan. 2017. DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masagao. Visoes da educacao de jovens e adultos no Brasil. Cadernos Cedes , v. 21, n. 55, p. 58-77, nov. 2001. DUARTE, Rosalia. Pesquisa Qualitativa: Reflexoes sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa , n. 115, p. 135-154, mar. 2002. FERREIRA, Lorene Dutra Moreira e. Juvenilizacao na Educacao de Jovens e Adultos de Ouro Preto/MG : trajetorias e perspectivas dos estudantes mais jovens. 2015. 122f. Dissertacao (Mestrado em Educacao) – Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana-MG, 2015. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido . 17a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho : ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo (RS): Feevale, 2003. Disponivel em: . Acesso em: 11 jan. 2017. SILVA, Jose Moises Nunes da, et al. Relacoes entre ensino e aprendizagem na EJA. Holos , [S.I.], Ano 25, v. 4, p. 57-61, jan. 2009. Disponivel em: . Acesso em: 08 set. 2015. SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. A entrevista na pesquisa em educacao: Uma arena de significados. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos Investigativos II : outros modos de pensar e fazer pesquisa em educacao. 2. Ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007. p.117-138. SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. “Olha quem esta falando agora!”: A escuta das vozes na educacao. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos : novos olhares na pesquisa em educacao. Rio de Janeiro: DPA VIEGAS, Moacir Fernando; BARCELOS, Valdo (org.). Educacao de jovens e adultos : saberes e fazeres. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007, p. 204-232.

Referência(s)