
Uma releitura sobre a abordagem da Lei de Coulomb e da Lei de Gauss no ensino de física para os cursos de engenharia
2016; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.24862/cco.v11i2.340
ISSN1980-7058
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente trabalho mostra como a modelagem matemática e o uso dos elementos matemáticos valorizam o saber e o aprendizado. Foi trabalhada uma situação envolvendo a solução de um problema de campo elétrico muito abordado nas disciplinas de Física na graduação em engenharia. Utilizou-se a modelagem matemática por meio da lei de Coulomb e também uma solução rápida e direta utilizando-se a lei de Gauss. A hipótese do trabalho é de que se o aluno adota a prática de solução de problemas indo direto a fórmula dada pela biografia adotada, o mesmo terá dificuldades na aprendizagem e na concepção dos conceitos físicos que norteiam a base para os cursos de engenharia. A resolução matemática de problemas é uma habilidade que tem que ser adquirida, pela qual o indivíduo externaliza o processo construtivo de aprender e de converter essa aprendizagem em ações, conceitos, e proposições.
Referência(s)