
O Ensino-Aprendizagem de Língua Árabe sob a Ótica da Teoria da Atividade
2016; Volume: 8; Linguagem: Português
10.11606/issn.2594-5955.tiraz.2016.135388
ISSN2594-5955
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo discute o ensino atual de língua árabe como língua estrangeira na Universidade de São Paulo e propõe uma reflexão quanto a uma aprendizagem que priorize maneiras de compreender e trabalhar o uso da língua, considerando conceitos advindos de uma base Só- cio-histórico-Cultural. Enxerga-se, nessa perspectiva, uma melhor forma de participação e envolvimento dos alunos ao considerar o contexto de produção que inclui contexto – organização – materialização da ação verbal. Essa questão não é claramente desenvolvida nos livros didáticos de ensino de língua árabe, motivo que levou a pesquisadora a elaborar unidades didáticas segundo a perspectiva de atividades sociais, ou seja, entender que a opção de ensinar-aprender deve considerar o contexto de vida atual, ou, conforme Marx e Engels (2006; 26), pensar e trazer à tona “a vida que se vive”. Assim, o foco recai sobre formas de ensinar, pautadas por uma reflexão sobre a vida (Liberali, 2009)
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